Como Fazer um Plano de Negócio Passo a Passo

Uma dúvida que pode ser muito comum, entre empreendedores é Como fazer um plano de negócio.

O plano de negócio é utilizado para descrever todos os detalhes do seu empreendimento, como o modelo de negócio que o sustenta.

Por meio do uso desta ferramenta, você irá organizar a sua estrutura de negócio, detalhando todo o processo. Como definir as estratégias, como irá organizar os recursos e o papel de cada colaborador em seu negócio.

 

Quais São Os Objetivos De Um Plano De Negócios

Objetivos De Um Plano De Negócios

  • Testar se a ideia de negócio é viável;
  • Conseguir recursos financeiros para seu negócio;
  • Detalhar com precisão todos o seu negócio;
  • Apresentar todas as informações de forma organizada;
  • Captar novos investidores ou sócios para seu negócio.  

Seu plano de negócio deverá responder as perguntas: 

Qual é o seu negócio?

Você deverá descrever com detalhes o que é o seu negócio, qual é a oportunidade e os diferenciais que ele proporciona.

O que você comercializa?

Você irá descrever o que vende, que tipo de produto ou serviço, como irá vendê-lo e como seu negócio vai ganhar dinheiro com isso.

Qual o seu mercado de atuação

Você terá de definir qual o seu público-alvo, o seu nicho de atuação, quem são seus concorrentes e como você irá competir neste mercado. 

 

Como Fazer Um Plano De Negócio Passo a Passo

Como Fazer Um Plano De Negócio Passo a Passo

Para criar um plano negócio é necessário ter uma estrutura básica que irá mostrar o funcionamento completo do negócio.

O plano deve seguir uma sequência, que irá permitir que qualquer pessoa possa entender os objetivos da sua empresa.

Como será a organização do seu negócio, quais são os produtos e/ou serviços, qual o nicho de mercado, estratégias de marketing e situação financeira.

 

Sumário Executivo  

Todo o plano de negócio deve ter o sumário executivo, que deve ser a ultima coisa a se fazer, por se tratar de um resumo do plano de negócios, mais a primeira a ser apresentada.

No sumário você irá antecipar pontos importantes ao leitor, sobre cada etapa do seu negócio.

O sumário executivo deve conter:

  • Descrição da empresa;
  • Diferenciais competitivos;
  • A missão do seu negócio;
  • Perfil do empreendedor;
  • Produtos e serviços oferecidos;
  • Mercado de atuação;
  • Local onde esta localizado;
  • Valor de investimento inicial;
  • Forma jurídica;
  • Tipo de enquadramento tributário.

O sumário deve ser simples, com o máximo de duas paginas.

Ele deve despertar o interesse de quem o esta lendo, destacando seus pontos mais importantes e fornecendo uma visão geral do planejamento do seu negócio.

 

Análise de Mercado 

Analise de mercado

A principal etapa do planejamento.

Neste momento é que será identificado se existe demanda para os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.

Você deve verificar o nicho de mercado que pretende atender.

 

Nicho de Mercado

Um nicho de mercado é um mercado de atuação, porem, mais específico.

Exemplo: Se você deseja oferecer cosméticos, esta linha de negócio é muito ampla, então você deve nichar ela.

Dentro deste mercado, podemos nicha-lo como, shampoo para alisamento de cabelo.

Assim, você estará atingindo a penas o público que deseja alisar o cabelo.

 

Porque desta forma, se torna mais fácil você encontrar com precisão quem é o seu cliente.

Para ter ajudar neste processo de encontrar seu público alvo, as perguntas a seguir, devem ser respondidas.

  • Quem esta comprando?
  • Qual a idade?
  • Porque esta comprando?
  • Quais são seus hábitos de compra?
  • Qual a sua renda?
  • Qual seu nível cultural?
  • Onde moram?
  • Qual o estilo de vida deles?
  • O que fazem no seu tempo livre?
  • O que eles falam?
  • Quais são seu influenciadores?
  • O que ele assistem?

Após respondido a estas perguntas, você terá as informações necessário para saber qual o meio de comunicação mais interessante para poder atingir seus potenciais clientes.

 

Verifique A Concorrência

Sempre verifique o que o seu concorrente esta fazendo, e como esta fazendo.

Quais os produtos que ele esta vendendo, e o porque ele esta vendendo. 

Verifique porque os clientes estão comprando dele ou porque deixam de comprar.

Porque deste modo, você consegue verificar os pontos fortes e fracos do seu concorrente, aplicando os fortes no seu negócio e eliminando os fracos.

Ainda nesta etapa, você deve informar os fornecedores do seu negócio. Sempre mantenha um cadastro atualizado, com contato, preços, formas de pagamento e tempo de entrega de cada fornecedor.

 

Plano De Marketing

Plano de Marketing

No plano de marketing, você deverá informar uma descrição completa dos produtos e serviços, a utilidade e qualidade, os benefícios que ele irá proporcionar ao seu cliente. 

E também detalhar qual será os canais de divulgação que sua empresa utilizará para chegar aos seus clientes.

 

Plano Operacional

Plano de negocio operacional

No plano operacional é que você irá definir como todo o processo de criação, armazenagem, distribuição, tudo que for necessário para fazer o seu negócio funcionar.

E neste ponto, você deve relacionar os equipamentos necessários, a quantidade de funcionários, o tempo que cada pessoa ou processo demandará para ser concluído. 

 

Plano Financeiro

Plano financeiro

E qui você descreverá o seu negócio em números.

Passado por todas as seções anteriores, você já sabe se tem mercado para o seu modelo de negócio, agora você irá avaliar se é viável.

Então nesta parte, você irá fazer o levantamento financeiro necessário, para implantação do seu negócio.

Os seguintes pontos serão levados em conta:

  • Investimentos fixos;
  • Investimentos pré-operacionais;
  • Capital de giro;
  • Lucratividade;
  • Despesas;
  • Demonstrativo de resultados. 

O plano financeiro permiti calcular o ponto de equilíbrio, que nada mais é, que o faturamento mínimo necessário para manter a empresa funcionando. Permiti também conhecer o prazo de retorno do investimento.

E também te mostrará a lucratividade que sua empresa irá gerar.

 

Conclusão

Um plano de negócios deve sempre ser feito antes ou até mesmo depois do seu negócio já estar rodando.

Um plano de negócios muito bem feito é de extrema importância para minimizar suas chances de erro e manter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

O Sebrae disponibiliza um modelo completo e detalhado de como fazer um plano de negócios, para baixar clique neste link.

Se você ainda não sabe como se tornar um Microempreendedor Individual, então clique aqui e veja como.

Espero que tenha gostado deste post.

E até o próximo.

 

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